Laboratórios

Os trabalhos experimentais de projetos relacionadas com as linhas de pesquisa do curso contam com o apoio dos seguintes departamentos e laboratórios.

 

I. Escola de Engenharia:

a) Laboratório de Hidrodinâmica: Dispõe de infra-estrutura normal e tem servido mais ao ensino dos cursos de graduação e de pós-graduação, mas estão sendo adquiridos equipamentos que permitem realizar experimentos de pesquisa associados ao processamento de imagens em fluidos; atende a linha de pesquisa Hidrodinâmica Marítima.

b) Laboratório Termofluídico: Dispõe de infra-estrutura comum ao ensino de graduação em Engenharia Mecânica , mas tem atendido as aulas práticas de disciplinas do mestrado em Engenharia Oceânica e a projetos da linha de pesquisa Meio ambiente.

c) Laboratório de Máquinas Operatrizes: Dispõe de máquinas tradicionais, e suas instalações e ferramentas têm sido usadas nos desenvolvimentos de projetos da linha de pesquisa Equipamentos Oceânicos e Costeiros.

d) Laboratório de Metrologia: Dispõe de equipamentos tradicionais e de instrumentos da metrologia dimensional, e tem servido como um apoio complementar.

e) Laboratório de Geotecnia: Dispõe de equipamentos tradicionais e alguns poucos instrumentos de medição digitais e compatíveis às medições via computador. Tem servido intensamente aos projetos da linha de pesquisa Geotecnia e Obras Costeiras.

f) Laboratório de Química de Materiais: Dispõe de infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas em durabilidade do concreto, auxiliando assim projetos da linha de pesquisa Geotecnia e Obras Costeiras .

g) Laboratório POLICAB: É o laboratório melhor equipado do departamento e pode apoiar projetos das linhas de pesquisa: 1- Controle, Medição e Análise de Dados, 2 - Estruturas Oceânicas.

h) Laboratório de Materiais de Construção Civil: Dispõe de infra-estrutura para ensaios de matérias da construção civil. Tem sido usado nos projetos da linha de pesquisa Geotecnia e Obras Costeiras.

i) Laboratório de Engenharia Costeira: Dispõe de equipamento para monitoramento e estudo dos processos costeiros associados a hidrodinâmica e ao transporte sedimentar em águas rasas e zona de arrebentação. Possui também suporte de informática para a aplicação de modelos matemáticos associados aos processos costeiros e engenharia costeira.

 

II. Instituto de Oceanografia:

a) Laboratório de Hidroquímica: Este laboratório está relativamente bem equipado e tem apoiado o desenvolvimento de projetos na linha de pesquisa Meio ambiente.

b) Laboratório de Oceanografia Física: Dispõe de boa infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisa; atende principalmente ao curso de pós-graduação em Oceanografia Física , Química e Geológica; o curso de pós-graduação em Engenharia Oceânica tem sido atendido principalmente em projetos da linha de pesquisa Hidrodinâmica Marítima.

c) Laboratório de Oceanografia Geológica: Dispõe de uma infra-estrutura excelente e atende aos projetos da linha de pesquisa Meio ambiente.

d) Laboratório de Sedimentologia: Atende aos projetos da linha de pesquisa Meio ambiente.

e) Estação Climatológica: Dispõe de boa infra-estrutura e tem atendido projetos da linha de pesquisa Controle, Medição e Análise de Dados .

 

III. Intituto de Matemática, Estatística e Física:

a) Núcleo de Matemática Aplicada - NuMA: Dispõe de equipamentos e software que vêm sendo usados no desenvolvimento de projetos no tema de robótica subaquática.

 

Informática

Todos os laboratórios têm condições de oferecer apoio computacional aos trabalhos de pesquisa neles desenvolvidos.