Estrutura funcional

O Curso foi aprovado e registrado na CAPES como um programa de pós-graduação. A sua estrutura de funcionamento acadêmico é representada no organograma abaixo.

Observa-se que os projetos de pesquisa, associados às linhas de pesquisa, têm duração limitada e deles são gerados os temas de dissertação.

Administração

O programa de pós-graduação em Engenharia Oceânica é administrado por uma Comissão de Curso que tem funções executivas, deliberativas, normativas e disciplinares, nos limites de sua competência perante outros órgãos administrativos da FURG. A Comissão de Curso é constituída por seis professores do corpo docente permanente e por um representante discente, eleitos por seus pares.
As funções executivas são efetuadas pelo Coordenador da Comissão de Curso, um docente eleito dentre os constituintes da Comissão de Curso, contando com os serviços de uma Secretária e a infra-estrutura administrativa de uma secretaria devidamente instalada.

Regime didático

Para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Oceânica , o aluno deverá cursar disciplinas obrigatórias e optativas, que totalizem no mínimo 24 créditos, e desenvolver e defender publicamente uma dissertação, perante uma banca examinadora de, no mínimo, três integrantes, sendo um externo à instituição. As disciplinas cursadas pelos alunos são indicadas pelos respectivos orientadores e servem para dar um embasamento de conhecimentos sobre Engenharia Oceânica e principalmente ao desenvolvimento do tema da dissertação.
A avaliação do desempenho nas disciplinas é expressa mediante os conceitos A (excelente), B (bom) e C (regular) que dão direito a créditos. O desempenho médio nas disciplinas cursadas, ao integralizar os créditos necessários, deve ser no mínimo equivalente ao conceito B. O aluno que não alcançar tal média, ou que obtenha dois conceitos abaixo de C, será desligado do Curso. Além da exigência de desempenho nas disciplinas, o aluno deverá demonstrar proficiência em um idioma estrangeiro durante o Curso. Normalmente exige-se proficiência em inglês.
Desde 1999, o aluno ingressa no curso tendo definidos o orientador e o tema da dissertação. Essa medida visa diminuir o tempo médio de conclusão das dissertações. Conforme estabelecido, no Regimento Geral dos Programas de Pós-graduação da FURG , os tempos mínimo e máximo, para conclusão das dissertações de mestrado, são respectivamente um e dois e meio anos. É recomendável que as disciplinas sejam cursadas nos semestres do primeiro ano no Curso, e desejável que a dissertação se realize nos dois semestres seguintes.